Francisca Coutinho

Francisca S. Coutinho, Lisboa, 1993. Desde jovem, utiliza as mãos, os pincéis e as tintas como forma de expressão, tendo exposto muito nova na Oficina de Cores e Pintores.

São as formas intuitivas e presentes no seu imaginário, tantas vezes inconscientes, que emergem na sua criação artística. A imersão e introspeção artística fazem parte intrínseca do seu quotidiano. Apresenta-se como artista com múltiplas facetas utilizando diversos materiais, pois além da tela e tintas que usa habitualmente, por vezes mistura as tintas com papel e gesso. A originalidade presente em particular nas suas colagens, transformam os estudos prévios de desenho, em formas eloquentes que emergem numa narrativa de materiais.

Seja em tempo de incertezas, em que as formas são desfeitas e abstratas, não perdendo por isso o seu sentido figurativo, alcançado através da dimensão de forma, seja em objetos que apelam aos sentidos, numa imersão de luz que penetra o espaço da intimidade, ou ainda, transformando as paisagens originais em efeitos de cores da alma conforme os sentidos lhe apelam. Francisca Sarmento Coutinho nasceu em Lisboa, em 1993, e é licenciada em Belas Artes, área de pintura, pela Universidade de Lisboa. Fez desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes (2011). Participou recentemente na exposição coletiva: A Clue to Reality, na Campo Pequeno ArtGallery.

Está representada em várias coleções particulares. Reside e pinta num atelier em Lisboa.